DICAS

DICAS PARA CURTIR O CARNAVAL

  • São cinco dias de folia! Alimente-se bem, mas com comidas leves, para brincar todos os dias! Agora, não se esqueça, beba bastante água mineral ou suco natural. Com esse calor então, beba 2 a 3 litros no mínimo por dia!
  • Vai curtir algum bloco pela manhã ou à tarde? Então não se esqueça de passar protetor solar. Você tem ainda muitos dias de folia, né!
  • Não esqueça também de colocar pulseirinha de identificação nos pequenos. Evite os blocos cheios, a programação está cheia de novidades para a criançada!
  • Também não esqueça de levar um documento de identidade para a folia e, de preferência, uma cópia autenticada. E evite atravessar a rua quando o bloco estiver passando…
  • Você está na maior festa de rua do mundo! Então, marque logo um lugar de encontro com seus amigos, caso você se perca, e leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas no dia. Agora, é melhor guardar naquelas bolsinhas que você coloca por dentro da roupa. Ainda não tem uma? Com certeza, você vai achar para comprar…
  • É novo no Rio? Então, não esqueça de anotar o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato. Se tiver na casa de um amigo, anote também o nome do prédio, aqui os baianos conhecem mais por eles…
  • Carnaval não combina com jóias, não acha? É momento de folia, então pegue seus apetrechos carnavalescos e máscaras e venha brilhar nas ruas!
  • Ficou apertado para fazer xixi? Procure o banheiro mais próximo e não vá fazer na rua! Se flagrado por algum agente de fiscalização, vai levar multa!
  • Eu sei, eu sei, é tempo de selfies, mas cuidado com suas máquinas fotográficas e celulares! Não vai dar mole hein?! Ah, o “pau de selfie” está permitido, mas lembre-se que você vai ter que carregar o dia inteiro e o que não falta é gente na rua para tirar a sua foto…
  • Se beber, não dirija! Use o transporte público ou pegue um táxi. Aproveita que o metrô ficará aberto 24h durante o carnaval. Confira a tabela de preços e vá em paz para casa!
  • E o mais importante, use camisinha pra que depois de 9 meses você não veja o resultado! Ou até mesmo de pegar uma DST.
  • Vai desfilar na Sapucaí? Então, use um par de tênis confortável ou uma sandália rasteira!!! Você terá todo o ano para desfilar com suas sandálias de saltos…
  • Ah, entendi. Vai pro Sambódromo só pra curtir? Então é melhor deixar as crianças com menos de 05 anos de idade em casa. Pois é, elas não podem entrar.
  • Tá com fome e com pouca grana pra comprar na lanchonete? Então leva até dois vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja) e até dois itens de alimentação ( fruta, salgado ou danduíche ). Lá dentro é proibido levar isopores, garrafas de vidro, sacolas, armas, objetos cortantes, sinalizadores e fogos de artificio.

Agora, confira alguns alertas sobre excessos da Secretaria Municipal da Saúde:

Bebida
Um deles está relacionado a ingestão de álcool e outras drogas, inclusive, os chamados “energéticos”, que são misturas de cafeína, taurina e vitaminas, substâncias que aumentam a disposição e diminuem o sono. A associação desses energéticos com o álcool diminui a concentração e a atenção. O álcool, por si só, pode provocar hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais.

Alimentação
Outro problema que ocorre, frequentemente, no Carnaval está ligado à alimentação inadequada, que pode causar doenças como diarréia. Para evitá-las, é preciso cuidado especial na manipulação e conservação dos alimentos. O folião deve beber bastante água, lavar bem as mãos, comer frutas e verduras, só ingerir alimentos bem cozidos, principalmente, no caso de frutos do mar, e evitar alimentos com molhos à base de maionese, mostarda ou ketchup, com aparência estranha, destampados, com mau cheiro ou mal conservado. Devem ainda preferir beber refrigerantes ou cervejas em copos e também observar a data de validade dos alimentos antes do consumo. Caso apresentem diarréia, os foliões devem aumentar a ingestão de líquidos e usar reidratante oral ou soro caseiro.

Conjuntivite
As conjuntivites também são comuns no Carnaval, resultantes principalmente do pouco cuidado com a higiene das mãos e olhos. Conjuntivite é a inflamação da membrana (conjuntiva) que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. A inflamação pode ser causada por mãos sujas, cosméticos, toalhas e até o uso prolongado de lentes de contato. Para previnir, não use maquiagem de outras pessoas e nem empreste a sua; evite o compartilhamento de toalhas; lave bem as mãos e não coloque nos olhos, e não use colírios e nem pomadas sem prescrição médica.
Seja bem-vindo ao maior espetáculo da terra na Cidade Maravilhosa!