As 15 comissões de frente inesquecíveis do carnaval

0
2574

O Carnaval é uma festa tão vertiginosa que a mente nem consegue processar direito as informações que os desfiles das escolas de samba apresentam. São milhares de fantasias, centenas de alegorias, música, ritmo e coreografias. Esta é uma das razões pelas quais são um espetáculo sem par no mundo todo.

E com uma vantagem adicional. Depois que passa, podemos rever as imagens, organizando as ideias e recordar o que mais ficou guardado na memória. Revirando o baú, o Carnaval Interativo preparou uma lista especial sobre as 15 comissões de frente inesquecíveis da história do Carnaval.

1-) Unidos da Tijuca 2010

A Comissão de Frente da Unidos da Tijuca montou um enorme camarim na avenida e desafiou o público a descobrir os seus truques que foram feitos num passe de mágica. Mas o que parecia impossível acontecia diante dos nossos olhos. Foram seis trocas trocas de roupa das bailarinas a cada execução da coreografia. Os vestidos mudaram de estampa, de tecido e, por fim, formavam, juntos, o nome da agremiação.

 

2-) Mangueira 1999

Uma das apresentações mais emocionantes os bailarinos foram caracterizados e representavam os grandes nomes do samba: Pixinguinha, Ismael Silva,
Cartola, Candeia, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Paulo da Portela, Beto Sem Braço e Mestre
Fuleiro, além de Carmen Miranda, Clara Nunes e Clementina de Jesus.

 

3-) Mocidade 2017

A Comissão de Frente representou um teatro de ilusões contando a história de “Mil e uma noites”, mostrando o universo mágico de Marrocos. O ponto alto foi o voo do Alladin – feito de aeromodelo – que deixou o público impressionado.

 

4-)Vila Isabel 2012

Uma savana africa surgiu na Sapucaí, onde feras convivem os animais e índios da tribo num cenário misterioso. E o rinoceronte, animal típico da região angolana, representa a força brutal.

 

5-) Império da Tijuca 2013

A comissão formada apenas por mulheres negras que representaram grandes guerreiras africanas.

 

6-) Grande Rio 2011

A comissão de frente apresentou um ritual de magia representando a formação da cidade de Florianópolis. Composta por um prisioneiro, quatro servos, e dez anciãs que personificam um jovem rapaz que sofre com o feitiço lançado sobre ele. Acompanhadas e protegidas por servos que carregam o peso de um grande tronco, elas preparam um grande momento: lançar sobre o jovem uma maldição que lhe roubará a imagem humana e o transformará numa fera amedrontadora.

 

7-) União da Ilha 2014

Dois velhinhos viajam no tempo e voltam a ser crianças. E ao abrirem o baú de memórias, têm um choque de fantasias.

8 -) Salgueiro 2012

A “Caravana Arretada” fez uma viagem literária mostrando o diálogo entre o nordeste brasileiro e a europa medieval, onde começou a literatura de Cordel. Representaram um espetáculo mambembe onde gladiadores medievais se transformam em heróis cangaceiros, salvando princesas de dragões.

 

9-) Portela 2012

Clara Nunes leva a Portela à Bahia e lá, é recebida pelo pai de santos e seus filhos de santo que são componentes representando uma festa religiosa em homenagem aos orixás.

 

10-) Imperatriz 1997

São personagens que convidam o público para cair na folia. O efeito das capas que simulavam teclas de piano, encantou o público e jurados.

11-) Vila Isabel 2010

A comissão de frente encantou ao representar os amigos de Noel. Carregando um violão, eles transformaram o instrumento em mesa de bar, mulata e mostraram um efeito especial: os instrumentos deixados apoiados no chão “deslizavam” em direção aos foliões.

 

12-) Grande Rio 2015

A comissão de frente levou os personagens de Alice no País das Maravilhas e encantou o público apostando em truques de ilusionismo.

 

13-) Unidos da Tijuca 2011

Pra falar sobre o medo, integrantes da comissão de frente da Unidos da Tijuca perderam a cabeça com uma coreografia baseada no ilusionismo.

 

14-) Beija-Flor 2002

Representando o bailado do beija-flor, componentes dançavam com graça e beleza que atravessaram a Passarela com sapatilhas de ponta e asas que deram um grande efeito na coreografia.

 

15-) Salgueiro 2014

Salgueiro realizou uma apresentação ecumênica onde várias religiões foram representadas. Teve os papagaios do novo mundo interpretando os guardiões da natureza; e também Olorum que enviou os orixás para cuidar dos 4 elementos(ar, terra, fogo e água). O ponto alto foi Shiva levitando no planeta Terra, que impressionou o público.

 

Foram tantas apresentações assistidas que foi difícil selecionar as 15 mais inesquecíveis. Todas marcaram de um jeito especial. E pra você, quais são as comissões de frente mais inesquecíveis? Comente!

- Anúncio -